Tecnologias > Tecnologia de Membranas
Osmose Reversa
A água de uma solução líquida, a alta pressão, é extraída por meio do uso de membranas assimétricas. Mas impedem a passagem de sais dissolvidos e moléculas orgânicas. As pressões de operação variam entre 14 e 70 bar.
Nano filtração
É semelhante com a Osmose Reversa, só que, os íons monovalentes passam ao través da membrana juntamente com a água; por tal motivo a passagem de cloretos é elevada. Usualmente a produção por unidade de superfície é maior que para membranas O.R. operam a pressões de 14 a 35 bar.
Ultra filtração
Realiza a separação de moléculas orgânicas em solução baixo relativamente baixas pressões. Apenas certas moléculas atravessam a membrana, como açúcares e sais, mas não assim as proteínas. Estas membranas são classificadas conforme o peso molecular das moléculas eliminadas, dando lugar ao chamado ponto de corte da membrana. Operam a pressões entre 2,5 e 10 bar.
Micro filtração
Com tamanhos de poros entre 0,1 e 5,0 micras são membranas destinadas a remover somente material em suspensão à diferença da O.I., U.F. e N.F. que também separam sustâncias em solução. Microorganismos em geral podem ser separados por micro filtração. Opera a pressões de 0,30 a 0,35 bar.
Osmose Reversa
Fundamentos:
É um processo físico-químico que se produz ao colocar duas soluções de diferente concentração num recipiente separadas por meio de uma membrana semipermeável.
Produze-se uma pressão que faz que a água difunda da solução mais diluída a mais concentrada diluindo-a. Ao aplicar externamente uma pressão superior à gerada no processo é revertido, produzindo água pura.
É um processo baseado no uso de membranas assimétricas semipermeáveis para separação de sólidos dissolvidos onde a transferência de massa é realizada a temperatura ambiente, em ausência de potenciais elétricos e sem necessidade de regeneração.